top of page

ECOFAVELA

Vivemos em um tempo de crises. Todos os aspectos da vida moderna parecem estar em um processo simultâneo de diluição ou de renascença. Nesse contexto são muitos os movimentos que buscam estabelecer uma nova sociedade baseada nos princípios da sustentabilidade. Em curso percebemos “no vento o cheiro da nova estação”, ao redor do mundo temos notícia de muitos povos que estão em busca de sua autonomia e independência em relação ao próprio futuro. Esses povos já cansados de ouvir ecoar análises, críticas e debates sobre os velhos conhecidos problemas socioambientais, começam a operar diversas soluções rumo a transformações que só serão viabilizadas através da atuação e dedicação amorosa e perseverante dos que sofrem na pele as consequências e impactos dessa economia e tecnologia ditas "verdes", perpetradas por alguns governos, empresas e ONG`s.

De nossos lugares operamos e pensamos uma nova ordem mundial, o futuro comum que queremos e precisamos. Nesta mesma direção observamos o surgimento crescente de comunidades autossustentáveis, ecovilas e cidades em transição onde a Permacultura, a Agroecologia, a Arte-Educação e a Educomunicação são as tecnologias sociais de ponta na operação desta transformação. Nas favelas cariocas estas tecnologias sociais encontram terreno fértil e ávido por soluções integradas, criativas e amadoras (a palavra aqui não remete ao oposto do profissional, mas ao amor necessário nesse caminho). Estas devem ser capazes de enfrentar mais de um problema ao mesmo tempo, fomentando transformações efetivas da realidade e que evitem a geração de novos problemas. Neste sentido o Verdejar ao longo de seus 17 anos de atuação vem buscando fomentar a discussão sobre meio ambiente na favela e desenvolver a ECOFAVELA, como novíssimo modelo de sociedade sustentável dentro da cidade insustentável.

 

1º eixo - Ecoturismo em Unidade de Conservação:  desenvolver habilidades e competências para criar trilhas interpretativas, desenvolver ações de educação ambiental e recepcionar grupos de turistas e outros para visitação socioambiental na comunidade, utilizando as trilhas ecológicas do Parque Municipal da Serra da Misericórdia como ferramenta de formação e atuação.

 

2º eixo - Viveirismo e Horticultura Orgânica: formação em produção de mudas nativas da Mata Atlântica (Florestais, ornamentais, condimentares, aromáticas, oleaginosas e fibras diversas), técnicas de horticultura orgânica como produção de húmos, composto orgânico, cuidados com sementes, formas de semeadura e etc, e recuperação de áreas degradadas com agroflorestas.

 

3º eixo - Permacultura e Saneamento Ambiental Comunitário: aprender sobre como a Permacultura pode contrubir para a gestão e enfrentamento dos aspectos relacionados ao saneamento ambiental, buscando formas e técnicas de baixo custo que sejam capazes de minimizar os impactos ambientais das residências, como saneamento ecológico e técnicas de bioconstrução (banheiro seco, sistemas de captação de água da chuva, aquecedor solar de água de baixo custo, composteiras e outros).

 

4º eixo - Produtora EcoCultural: formação de agentes de cultura, designer, produção cultural, comunicação social, para desenvolver campanhas, eventos e projetos ligados a questões socioambientais.

PROJETOS &  AÇÕES

bottom of page