
Em novembro de 2013 iniciamos uma articulação com moradores das comunidades Grota e Lagoinha (ambas do Complexo do Alemão) no sentido de criar um coletivo que exija o cumprimento dos direitos de seus moradores. O primeiro momento deste coletivo se deu no evento anual realizado pelo Instituto Raízes em Movimento, “Circulando – Diálogo e Comunicação na favela, por direitos!”, no dia 9 de novembro, uma reunião pública para tratar do tema, mobilizar parceiros e traçar estratégias de ação.
Dando continuidade às atividades da nossa horta, convidamos a todos que possam e queiram partilhar desse acolhimento na Serra da Misericórdia. Estaremos lá preparando os canteiros para a chegada das mudas que iremos cultivar em coletivo no nosso espaço que abriga tanta vida.Se precisarem de alguma ajuda para chegar, só nos avisar. 📍16/06 às 9h Rua Sérgio Silva / área verde - Engenho da Rainha Equipe Agroecologia - Cultivando Saúde e Bem Viver nas Favelas
Matéria fresquinha, realizada pelo companheiro Eduardo Sá, da Articulação Nacional de Agroecologia com a Verdejante Marcelle Felippe, contando sobre esta caminhada da Verdejar que esta chegando aos seus 25 anos, com entrevistas da Negra Rô da coordenação do Projeto Agroecologia Cultivando Saúde e Bem viver nas Favelas e Mariana Portilho da ASPTA. Nossa experiência é identificada pela Agroecologia nos Municípios, da @ana_agroecologia
Siga-nos
PROJETOS/AÇÕES
ECOFAVELA
GESTÃO AMBIENTAL COMUNITÁRIA
PERMACULTURA -Tecnologias Socias
AGROECOLOGIA
URBANA
PRODUÇÃO CULTURAL
VERDEJAR SOCIOAMBIENTAL
A Verdejar Socioambiental, é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, apartidária, sem vínculos religiosos de caráter socioambiental e cultural criada em 1997, inscrita no CNPJ Nº 07.101.842.0001-89.
Através de ações de educação, preservação, recuperação e gestão ambiental no maciço da Serra da Misericórdia - a última área verde da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, e comunidades de seu entorno, busca valorizar a cultura, saberes e vivências de seus habitantes, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável local.
Hoje temos 4 temáticas fixas de trabalho que compõem as raízes de atuação da ONG: Permacultura e justiça ambiental; Agroecologia Urbana; Cultura e meio ambiente e Educação para sustentabilidade.
